Ano VII - 2007/2013 - Developed by Ivson de Moraes Alexandre - V. Redonda - RJ - Brasil
A página que você está procurando neste blog não existe.
A página que você está procurando neste blog não existe.

A Congregação no Brasil.

Emblema da Congregação




A Congregação já estava presente em vários lugares da Itália e da América Latina quando, no dia 12 de fevereiro de 1967, começou a sua atividade no Brasil com os primeiros três missionários: padre Luigi Mecenero, padre Lino Dal Moro e o religioso Giovanni Sgarbossa.
Depois de uma longa viagem de navio, os três religiosos desembarcaram no Rio de Janeiro. No porto, quem deu as boas vindas foi o senhor Emilio Peruffo, administrador do Conde Arnaldo Marzotto, que levou os religiosos para a Nunciatura Apostólica onde foram recebidos com alegria pelo núncio, Dom Sebastiano Baggio, amigo do padre Ottorino e grande incentivador da abertura da Congregação no Brasil.
Dois dias depois, acompanhados pelos Condes Arnaldo e Mina Marzotto, os religiosos chegaram a Resende, onde conheceram o lugar de trabalho. Tratava-se do “Patronato”, um instituto de acolhida para crianças órfãs ou abandonadas, que levava o nome de “Lar dos Meninos” e que, mesmo numa situação bem mais precária, lembrava a realidade do Instituto São Caetano de Vicenza- Itália.
No começo, os três religiosos encontraram algumas dificuldades: a língua desconhecida, a alimentação diferente, a preparação de crianças carentes para o trabalho..., juntamente com a ação pastoral, sobretudo nas comunidades de Penedo e Formigueiro. Não faltaram também momentos de desânimo, de saudade e de vontade de voltar atrás! Mas a dedicação, a coragem e a fé foram maiores e tudo foi superado.

O projeto missionário não se limitava apenas ao trabalho assistencial no Patronato, mas compreendia também uma paróquia que ainda não existia. De fato, no dia 23 de julho do mesmo ano, o bispo dom Waldyr Calheiros, transformou a Capela do bairro Paraíso em paróquia, com o título de “Nossa Senhora de Fátima”. Já se passaram 40 anos! A data merece uma bela comemoração, com muita festa e muito agradecimento e louvor a Deus que fez grandes coisas por meio dos religiosos e de um povo humilde, mas grande na fé e dedicado no serviço.

As atividades foram aumentando e, logo, apareceu a necessidade de novos braços para ajudar no trabalho pastoral. Então começou um vaivém que, em 40 anos, alcançou o número de 36 religiosos. Em abril de 1968 chegaram os religiosos Pietro Simonetto, e Giuseppe Filippi, com o objetivo de montar, no Patronato, uma escola profissionalizante, com um laboratório de Mecânica, Marcenaria e Instalações elétricas. No dia 4 de agosto, chegou o padre Luciano Gallinaro para ajudar no trabalho pastoral da paróquia Nossa Senhora de Fátima

O tempo foi passando e os religiosos, superadas as primeiras dificuldades, começaram a estender seus horizontes e sua atuação pastoral:

1973 - paróquia de São Sebastião em Resende - RJ
1976 - paróquia de Santa Catarina, em Santa Maria / RS
1981 - na Vila Vicentina, periferia de Resende, começa a funcionar o Seminário.
1983 - paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto, Volta Redonda.- RJ
1987 - Belford Roxo, na baixada fluminense - RJ
1992 - Igarapé-Açu, no Pará.
2009 - Sooretama - ES

Neste tempo se formaram 4 sacerdotes brasileiros e atualmente tem um diácono na espera da ordenação sacerdotal, e vários seminaristas do propedêutico e da Teologia.

Informações;
Padres e Diáconos
Rua 4, n. 213
27263-430 - Bairro Conforto
Volta Redonda – RJ
Tel. 24.33481749

Comunidade Nossa Senhora da Conceição