Ano VII - 2007/2013 - Developed by Ivson de Moraes Alexandre - V. Redonda - RJ - Brasil

sábado, 29 de dezembro de 2012

Ottorino Zanon



Ottorino Zanon ( Vicenza , 09 de agosto 1915 - Brescia , 14 de setembro 1972 ) foi um sacerdote italiano , fundador da Pia Sociedade de São Caetano .

Biografia 

editar ]

A família, o pai de um pedreiro e sua mãe dona de casa, era uma família pobre, como muitos outros da época e devem ser transferidos para a Quinta Vicentino . Entrou no seminário em 1927 .
Dificuldades econômicas e doença de sua mãe colocar uma pressão sobre a vida familiar, mas em 1928 durante a peregrinação a Lourdes mãe cura e esta experiência confirmou a escolha de se tornar um sacerdote.
Ele foi ordenado sacerdote em 26 de maio 1940 e enviado para a cidade paróquia de Araceli; impressionado com a pobreza em que muitas famílias viviam na área denominada "Quartel A" , os meninos começaram a se reunir sob o palco no teatro. A experiência cresceu e havia muitas crianças que se apresentaram para apoio. Vai nascer a partir desta primeira experiência o Istituto San Gaetano Formação e Casa Imaculada para a formação de futuros diáconos e missionários, em stradella Mora em Vicenza.
Durante os anos de guerra, em que cidade era agora considerado um orfanato, Dom Ottorino por fascista convicto colabora com Michael Carlotto e presta-se para que a escola é um porto seguro para os judeus que tentaram escapar e procurou encontrar nazista [1] [2] .

O diaconato edição ]

Ao longo dos anos, ele começou a tomar forma o espírito ea missão da nova família religiosa, seu compromisso é a busca constante de algumas idéias básicas, tornando possível aumentar a figura do apóstolo.
 O sacerdote deve ser um homem, um homem de Deus, um apóstolo ...  "
diário de Dom Ottorino )
Seu sonho de diaconato permanente, é concedida no final do Concílio Vaticano II , em 1968 , a congregação, assim, assume a sua forma final.

A experiência missionária e de formação de edição ]

Desde 1960 a congregação sobre o compromisso original, começa a preocupar até mesmo enviar missionários em países do terceiro mundo, Brasil , Guatemala , Argentina [3] .
A pequena escola tornou-se ao longo dos anos, o Instituto de profissional San Gaetano, muitos jovens que não têm a capacidade de pagar, eles conseguiram criar um futuro.

A aprovação do Vaticano edição ]

Em 14 de setembro 1972 , durante uma viagem morreu em um acidente de carro perto de Brescia , mas a experiência foi através de seu irmão, a 24 de maio 1991 , o Papa João Paulo II aprova a regra da congregação.
 Você tem que ter um grande ideal para que estar pronto para qualquer coisa ... Para mim foi: conhecer e amar Jesus, torná-lo conhecido e amado.  "
diário de Dom Ottorino )

Prêmios editar ]

Por seus méritos na cidade de Vicenza concedeu-lhe uma medalha de ouro, está enterrado na capela memorial da cidade.

Nenhum comentário:

A Congregação no Brasil.

Emblema da Congregação




A Congregação já estava presente em vários lugares da Itália e da América Latina quando, no dia 12 de fevereiro de 1967, começou a sua atividade no Brasil com os primeiros três missionários: padre Luigi Mecenero, padre Lino Dal Moro e o religioso Giovanni Sgarbossa.
Depois de uma longa viagem de navio, os três religiosos desembarcaram no Rio de Janeiro. No porto, quem deu as boas vindas foi o senhor Emilio Peruffo, administrador do Conde Arnaldo Marzotto, que levou os religiosos para a Nunciatura Apostólica onde foram recebidos com alegria pelo núncio, Dom Sebastiano Baggio, amigo do padre Ottorino e grande incentivador da abertura da Congregação no Brasil.
Dois dias depois, acompanhados pelos Condes Arnaldo e Mina Marzotto, os religiosos chegaram a Resende, onde conheceram o lugar de trabalho. Tratava-se do “Patronato”, um instituto de acolhida para crianças órfãs ou abandonadas, que levava o nome de “Lar dos Meninos” e que, mesmo numa situação bem mais precária, lembrava a realidade do Instituto São Caetano de Vicenza- Itália.
No começo, os três religiosos encontraram algumas dificuldades: a língua desconhecida, a alimentação diferente, a preparação de crianças carentes para o trabalho..., juntamente com a ação pastoral, sobretudo nas comunidades de Penedo e Formigueiro. Não faltaram também momentos de desânimo, de saudade e de vontade de voltar atrás! Mas a dedicação, a coragem e a fé foram maiores e tudo foi superado.

O projeto missionário não se limitava apenas ao trabalho assistencial no Patronato, mas compreendia também uma paróquia que ainda não existia. De fato, no dia 23 de julho do mesmo ano, o bispo dom Waldyr Calheiros, transformou a Capela do bairro Paraíso em paróquia, com o título de “Nossa Senhora de Fátima”. Já se passaram 40 anos! A data merece uma bela comemoração, com muita festa e muito agradecimento e louvor a Deus que fez grandes coisas por meio dos religiosos e de um povo humilde, mas grande na fé e dedicado no serviço.

As atividades foram aumentando e, logo, apareceu a necessidade de novos braços para ajudar no trabalho pastoral. Então começou um vaivém que, em 40 anos, alcançou o número de 36 religiosos. Em abril de 1968 chegaram os religiosos Pietro Simonetto, e Giuseppe Filippi, com o objetivo de montar, no Patronato, uma escola profissionalizante, com um laboratório de Mecânica, Marcenaria e Instalações elétricas. No dia 4 de agosto, chegou o padre Luciano Gallinaro para ajudar no trabalho pastoral da paróquia Nossa Senhora de Fátima

O tempo foi passando e os religiosos, superadas as primeiras dificuldades, começaram a estender seus horizontes e sua atuação pastoral:

1973 - paróquia de São Sebastião em Resende - RJ
1976 - paróquia de Santa Catarina, em Santa Maria / RS
1981 - na Vila Vicentina, periferia de Resende, começa a funcionar o Seminário.
1983 - paróquia Nossa Senhora da Conceição, bairro Conforto, Volta Redonda.- RJ
1987 - Belford Roxo, na baixada fluminense - RJ
1992 - Igarapé-Açu, no Pará.
2009 - Sooretama - ES

Neste tempo se formaram 4 sacerdotes brasileiros e atualmente tem um diácono na espera da ordenação sacerdotal, e vários seminaristas do propedêutico e da Teologia.

Informações;
Padres e Diáconos
Rua 4, n. 213
27263-430 - Bairro Conforto
Volta Redonda – RJ
Tel. 24.33481749

Comunidade Nossa Senhora da Conceição